comprar para alugar

Vai investir em um imóvel para locação? Veja o que você precisa saber antes

Pensando em garantir uma renda fixa, muito vêm a oportunidade da compra de um imóvel como um investimento com retorno imediato, colocando-o para locação. Sim, parece um investimento com fácil retorno, mas é preciso ter alguns cuidados antes de de finalizar a compra e não apenas pensar nos ganhos futuros. Por isso reunimos o que de mais importante é preciso analisar nestes casos.

Pesquise o valor da área

Converse com proprietários de imóveis, comerciantes e especialistas para saber qual o valor que se poderia cobrar pelo aluguel dos futuros inquilinos. Veja se a compra realmente vale a pena comparado com o retorno da renda que você terá. Todos esses fatores estão diretamente ligados com o valor da compra, podendo ser questões importantes no momento de negociar o preço.

Certifique-se que o imóvel esteja regularizado

Se for um imóvel novo, veja qual a situação do habite-se, já que muitas vezes este pode atrasar a locação futura, pois o imóvel não estará apto à moradia. Em casos de locais comerciais, veja se todas as licenças básicas estão em dia e se este é coerente para possíveis comércios.

Qual tipo de contrato possui atualmente

Muitas vezes os imóveis à venda estão sendo locados para terceiros. É importante analisar atentamente qual o tipo de contrato de locação com o inquilino. Veja quais são as multas estipuladas em caso de quebra, qual o valor pago, se é contrato por de tempo determinado ou por indeterminado.

Financiamento Vs Aluguel

Caso esteja pensando em solicitar um financiamento para a compra deste imóvel, deve-se tomar muito cuidado com as parcelas e analisar bem se realmente será vantajoso. Muitas vezes as parcelas podem ultrapassar o valor do aluguel. Em outros casos, pode demorar em conseguir alugar o imóvel, enquanto as parcelas continuam correndo. Assim, tenha uma reserva para esses possíveis gastos.