Vai sair de férias? Veja com deixar sua casa preparada e protegida!

Chegou a hora das férias finalmente! Todos felizes pois é a hora que você se programou durante meses não é verdade? Mas você não fez nenhuma programação sobre como vai ficar a sua casa? Ainda tem as plantas, os cachorros e as coisas que tem na geladeira, o que fazer? Para ajudar você com isso, preparamos algumas dicas e ideias boas para que você esteja tranquilo nas suas férias sabendo que quando voltar, a sua casa vai estar igual. Confira :

.- O que vai acontecer com as plantas?

Temos aqui a solução mas tradicional e que até hoje ainda se prova eficiente, pedir para alguem da sua família ou amigo ou um vizinho para regar as suas plantas enquanto você esta fora. Porém, para não precisar de ninguem para suas plantas sobreviverem, existem outras soluções.
Uma delas é colocar todas as plantas em uma bacia bem grande cheia de água e cobrir tudo com um plástico com alguns (poucos) furos para o ar entrar. Assim, as plantas vão manter a humidade conforme a água vai evaporando da bacia.
Outra maneira mais simples é colocar uma garrafa de água cheia, sem tampa, virada de cabeça pra baixa enfiada na terra do vaso, assim, a garrafa vai perdendo a água aos poucos e deixando a terra sempre humida. Existem sistemas que funcionam igual que são vendidos em lojas de jardinagem.
Não esqueça também de deixar alguma persiana da casa aberta para que a luz possa entrar e “alimentar” as plantas!

.- O que fazer com a geladeira?

Se vai sair de férias por muito tempo, para que a sua geladeira não esteja com cheiro ruim, cheio de bactérias e coisas podres quando voltar, o ideal é que você tire tudo de dentro dela, faça uma limpeza e tire da tomada. Lembre-se de deixar a porta bem fechada para que não entre insetos e nem a humidade faça fungos. Se você vai sair só um final de semana ou alguns poucos dias, veja o que existe na geladeira e tire as coisas que podem estar vencidas ou apodrecidas quando você voltar.

.- Tirar ou não os eletrodomésticos da tomada?

Se a sua casa vai ficar realmente sem ninguém, o mais indicado é realmente tirar todos da tomada. Assim, você vai economizar a energia (já que o consumo em stand-by dos eletrodomésticos é em media de 10%) também protege para que nada queime caso a sua casa sofra uma descarga de energia.

.- Fecho o registro da água?

Se vai passar alguns dias a mais fora, o ideal é realmente fechar todas as chaves e registros para que você não corra nenhum risco de perder água e nem sofrer um alagamento. Por exemplo, se deixamos alguma torneira pingando por não estar bem fechada, você vai perder muita água se for ficar 1 mês fora.

.- Como se proteger dos ladrões?

Já te mostarmos os itens mais roubados em casa e como esconder suas coisas valiosas em casa para se proteger deles durante as férias. Mas se você está saindo da sua casa por algumas semanas é necessário deixar sua casa protegida e segura.
Uma das precauções que se deve ter é deixar uma persiana um pouco aberta para que você passe a impressão de que alguem está em casa. Se você tem alguma chave de emergência escondida no jardim, ou debaixo do tapete, é bom você tirar enquanto está viajando para que ninguem encontre e cuidado com as informações que você poe nas suas redes socias, tente não colocar datas que vai sair ou voltar.
Uma boa ideia é deixar algum abajur ou alguma pequena luz ligada para que também passe a impressão de que alguem esta em casa.