casa arrumada

8 Dicas para deixar sua casa sempre arrumada

É muito bom chegar em casa e ver tudo arrumado e organizado não é? Porém, você que acaba de se mudar para morar sozinho ou está dividindo a casa e percebeu que esta não é uma missão tão facíl quanto parecia quando sua mãe fazia tudo e você chegava na sua casa e estava tudo brilhante e cheiroso não é mesmo? Por isso, para tentarmos facilitar a sua vida. Seguem algumas dicas simples de arrumação que separamos para que você deixe a sua casa sempre o mais organizado possível. Seguem :

1. Defina para que serve cada espaço da casa

Cada cantinho deve ter sua função definida, conhecer exatamente o espaço da sua casa é essencial. Principalmente quando se usa o mesmo espaço para diferentes funções como por exemplo, uma mesa de escritório que fica no quarto, você precisa definir qual será a função principal daquele espaço para mobiliar e deixá-lo ideal para a situação. No quarto por exemplo, a função principial é o descanso, e por isso, deve-se tomar cuidado para a mesa de escritório não “invadir” o espaço.

2. Planilhe suas funções

Esta é uma opção que funciona não somente para quem vive com mais de uma pessoa, mas para quem vive sozinho também. Arrumar a casa é uma obrigação do dia-a-dia, e assim como qualquer coisa na vida, se você deixa algo para amanhã, vai ter mais trabalho para amanhã. Visto assim é sempe bom cada dia você separar 30min do seu dia para arrumar a sua casa. Uma planilha com as obrigações da casa faz com que você saiba qual a funcão do dia e que você tem que fazer cada dia da semana.

3. Tenha na sua casa apenas o necessário

Se você mora apenas você e sua mulher em casa, você acha necessário ter jogos americanos para 10 pessoas de 3 tipos diferentes? Este é um exemplo do que pode-se deixar de ter em casa. Claro, se você tem muito espaço para armazenar as coisas na sua casa e quer ter isso, não faz tanto a diferença.

4. Cada coisa no seu lugar

Já separou tudo na casa e colocou cada coisa no seu devido armário? Então lembre-se bem porque, se não esta usando, cada coisa deve estar no seu lugar. Se esta coisa não possui um lugar próprio porque não cabe mais em nenhum armário, chegou a hora de jogar fora, ou doar. Deixar as coisas soltas na casa, se não são itens de decoração, passa uma impressão de falta de organização.

5. Se não usa ou não cabe, hora de sair da casa

A vida é um ciclo, assim devem ser as coisas que temos em nossa vida. Todos vão ter uma peça de roupa favorita, ou algum item que nos tras uma memória boa, porém, com o passar da vida você deve jogar algumas coisas fora para que outras possam entrar.
Roupas são o maior vilão! Doar ou vender em sites de segunda mão são opções para que você de um final melhor as suas queridas roupas favoritas.

6. Invista em lugar para pendurar as roupas

Não é todo dia que queremos organizar as roupas e colocar tudo no armário. Por isso, para não deixar tudo jogado uma boa opção é comprar para sua casa um mancebo, ou colocar ganchos perto da prota de entrada para que você possa pendurar seus pertences em sua chegada. Chega de casaco jogado no sofá né?

7. Separe papéis em pastas

Documentos são necessários armazenar visto que você nunca sabe quando vai precisar deles de novo. Por isso, para manter uma ordem nos papéis da casa, é bom você ter em casa pastas, e de preferencia de cores diferentes, bem etiquetadas e marcadas para que assim, você não deixe nenhum papel solto nas gavetas o que acaba estragando.

8. Usou, guardou!

Parece frase de mãe com os brinquedos, mas você começa a entender porque a sua mãe falava isso. Deixar as coisas soltas depois de usar vão acumulando pela casa e assim, dando um aspecto de bagunça! Por isso, qualquer item de casa, uma vez que você já usou e não precisa mais, é hora de colocar de volta no lugar de origem!