5 dicas para economizar água no verão

O calor quase que nos obriga a encontrar maneiras de nos refrescar e, com isso, muitas vezes formando um rombo nos gastos mensais. Quem nunca passou horas debaixo de uma ducha para ver se ameniza um pouco as altas temperaturas? Sim, mas você também não quer terminar a temporada com uma imensa conta de água e uma gigante dívida com o meio ambiente! Por isso, separamos algumas dicas para você poder usufruir desse recurso natural de forma consciente nessa época do ano, confira!

Torneiras Tipo Spray

Vale a pena, nessa época e em qualquer outra, investir nesse tipo de torneira, que pode gerar até 80% de economia de água. A função desta torneira é misturar a água com o ar, formando um jato. Dessa forma, o fluxo de água que sai da torneira diminui, mas se mantém a sensação de volume. Forma-se um jato mais largo que o normal, que pode ser utilizado em torneiras da cozinha, banheiro ou duchas.

Verifique gotejamentos e descargas

Torneiras velhas com gotejamento ou descargas desreguladas são dos grandes vilões quando o assunto é economia de água. Veja todas as torneiras que possui em casa e certifique-se de que estão funcionando perfeitamente. Muitas vezes os reparos para esses ítens são simples e de grande ajuda.

Lavar roupa só quando a máquina estiver cheia

Outro aparelho que, quando não utilizado corretamente, pode causar um grande prejuízo. Deixe para colocar em ação a máquina apenas quando tiver uma quantidade de peças suficiente para completar o limite. Além da água, você também economizará seu tempo e trabalho doméstico. Ninguém quer passar tardes quentes de verão apenas lavando várias máquinas de roupas!

O tempo do seu banho

Sim, além de produtos que te ajudam a diminuir o consumo, é necessário sempre um esforço pessoal para controlar o uso deste recurso. Cada minuto a menos no seu banho pode evitar o desperdício de 23 litros de água. Faça as contas e veja quanto você pode economizar diminuindo alguns minutos extras que você gasta normalmente nesse momento. Fará muita diferença na conta no final do mês.

Regar o jardim na hora certa

O seu jardim também precisa de água, principalmente nesta época do ano. Mas uma dica valiosa é regá-lo nas horas menos quentes do dia, ou seja, de manhã bem cedo, final de tarde ou noite. As plantas irão aproveitar mais a água, já que esta não evaporará rapidamente.