Cuidados que deve ter na hora de alugar uma casa de verão

Nada melhor do que umas boas férias de verão para revigorar as energias e começar o ano da melhor forma possível. E uma das melhores maneiras de desconectar de todos os afazeres, problemas, trabalho é saindo um pouco da cidade e aproveitando esses dias de final de ano em uma outra cidade, outra casa, que não a sua. Se esta é a sua ideia para este fim de ano e se pensa em alugar uma casa com amigos ou família, existem algumas coisas que se deve atentar, para que tudo corra da melhor forma possível e sem dores de cabeça.

Fotos

Hoje em dia o aluguel de casas de temporada é quase que sempre feito através da internet. Como você não verá a casa pessoalmente antes de alugá-la, as fotos são suas melhores amigas. Claro que muitas coisas podem mudar em fotos, mas você pode investigar e ter uma ideia do que te esperará quando chegar ao imóvel. Se possível, peça ao proprietário uma foto da planta, que seja de forma simples, assim poderá ver os quartos, sala e quais as ligações entre elas e entender melhor as fotos disponíveis.

Pesquise a área

Você já sabe que cidade quer, mas, caso não conheça todas as áreas e bairros, é importante uma pesquisa para saber o que cada um proporciona. Veja se está muito longe dos seus locais de interesse, como praias, centros comerciais. Também é importante saber se a área em que se encontra o imóvel é segura, com toda certeza, ninguém quer sair de férias e ficar com medo de sua segurança. Leia sobre o que há pra fazer no bairro, e veja pelos mapas à quanto tempo está dos lugares que quer frequentar e visitar. Veja também qual o valor de outras casas disponíveis para aluguel de temporada na mesma área, assim saberá avaliar se o valor pedido é justo.

Gastos extras

Muitos proprietários incluem valores extras no aluguel para o pagamento de contas, como água, luz e gás. Antes de deixar o ar condicionado ligado todo o dia, veja como será cobrado esses serviços. Esses valores podem salgar muito suas férias quando cobrados de forma desprevenida.

Contrato

O contrato de aluguel de temporada é mais simples que um contrato de aluguel por longo período, mas nem por isso deve-se ter menos atenção quando chegar a hora de ler e assinar o documento. Leia atentamente todas as cláusulas, veja quais são as políticas de cancelamento, já que imprevistos podem acontecer, e quais todas as condições da casa (capacidade de pessoas, se há valor a ser pago caso quebrem alguma coisa, se existem manutenções que devem ser feitas durante a permanência). Peça ao proprietário cópias de documentos de identidades e algum comprovante que a casa esteja em seu nome.

Forma de pagamento

Dos grandes cuidados quando se aluga imóveis de temporada pela internet. Busque por formas seguras para realizar o pagamento. Alguns meios da internet proporcionam total segurança para ambas as partes, inquilinos e proprietários. Antes de fazer a reserva do imóvel, verifique se este existe, se é de propriedade do anunciante, comprovando documentos. Quando o assunto é dinheiro todo cuidado é pouco!
Agora que já sabe todos os cuidados que deve ter, prontos para fazer as malas?