Quer alugar sua casa de férias sem se preocupar? Seguem algumas dicas para você ficar sossegado!

Você tem uma casa de férias mas tem medo de colocar para alugar durante a temporada e ao final acabarem destruindo a sua casa? Saiba como se proteger e fazer os acordos com os inquilinos da melhor maneira para que quando você queira usar a casa ela esteja como você deixou da ultima vez que saiu.

-. Faça um inventário da sua casa

Uma das primeiras coisas a se fazer quando se decidi alugar a sua casa de férias(isso deve ser feito para aluguel de qualquer propriedade) é um inventário de tudo que existe na casa.
Anotar tudo que existe dentro da casa é primeiro passo, materiais como eletrodomésticos, mobiliário e objetos de decoração. Depois, se existe algo já danificado ou uma mancha na pintura da parede isso tambem tem que ser apontado no momento da entrega das chaves para o inquilino.
O mesmo depois que revisa o inventário deve assinar para mostrar que esta de acordo com tudo que esta apontado ali. Assim, no final do aluguel uma outra vistória deve ser feita com o inquilino para que veja se esta tudo de acordo com o inventário e se existe algo que quebrou ou sumiu. O ideal é colocar valor em cada item do inventário assim se acontece algo já existe um valor determinado pelas duas partes.

-. Faça um contrato

Outra forma de garantia é um contrato que deve ser feito entre você e o inquilino. Este contrato deve ser válido perante a lei, portanto o ideal é fazer um modelo junto a um advogado porém existem tambem alguns modelos prontos na internet que se pode usar.
Este contrato deve ser assinado pelo inquilino e pelo proprietário e deve abranger todas as condições para alguel da casa como datas de entrada e saída, preços, o que está incluso no aluguel e o que não esta, o inventário e as obrigações das duas partes.

-. Faça um seguro multirrisco

Mesmo que não seja obrigatório um seguro para a casa, este seguro funciona contra inúmeros tipos de risco te deixa mais tranquilo quando a casa está alugada. Assim, você esta protegido de surpresas como roubos a casa, danos que podem ser causados e até contra incendios.

-. Peça uma fiança

Muitas vezes, mesmo quando o inquilino quebra o contrato nada te assegura que o mesmo vai pagar e assim esses casos acabam sempre na justiça.
Para evitar esse tipo de situação, peça ao inquilino uma fiança para que se o contrato não foi cumprido da forma correta você tenha como se ressarcir dos danos. Lembre-se que deve estar muito bem especificado no contrato as situações nas quais vão resultar como utilização do dinheiro da fiança como por exemplo : Não devolver a casa limpa vai resultar em R$50,00 menos no dinheiro da fiança.
Se o inquilino cumprir o contrato claro que ao final do aluguel todo o dinheiro da fiança é devolvido.