Automação residencial: saiba o que é essa novidade tecnológica

A tecnologia já faz completamente parte de nossas vidas e claro, também está presente no mundo imobiliário. A automação residencial é uma dessas novidades tecnológicas que chegou para ficar, dando ainda mais conforto à residência e, até, valorizando o seu imóvel. Você não sabe o que é e quais as vantagens pode conseguir com ela? Explicamos tudo para que você possa decidir se esta poderia ser a solução perfeita para muitos dos seus problemas.

O que é?

A automação residencial, também conhecida como domótica, nada mais é que um sistema agrupado de controle de todas as funções encontradas em um ambiente. Ou seja, por um dispositivo eletrônico você pode controlar as funções de algum ou alguns dos ambientes da sua casa, como acender luzes, Tv, som, controlar as condições climáticas com ar condicionado, alarme, etc. Hoje em dia, além do controle destes elementos básicos, ela também permite automatizar tarefas de casa de forma sistemática.

Vantagens

As vantagens são muitas, e todas giram em torno do conforto e facilidade em administrar algumas tarefas da casa, além de ser uma forma mais divertida e segura de controlar as funções residenciais. O controle remoto, ou seja, quando você não estiver no ambiente, parece coisa do futuro, mas hoje é muito mais acessível do que parece. É possível também programar tarefas diárias, sem ter de comandar uma tarefa cada dia.

Outra grande vantagem da automação residencial é a valorização do imóvel. Hoje em dia, cresce cada vez mais pessoas que buscam esse tipo de facilidade em suas casas e, claro, no momento da compra de um imóvel, será de uma grande valia já adquirir casa ou apartamento com o sistema já instalado e pronto para funcionar.

A segurança também é uma, senão das mais importantes, vantagens, já que te possibilita não só ver, como ouvir tudo o que passa em sua casa quando não esteja lá. Existem diversos níveis de segurança, desde a detectar vazamento de gás até roubos.

Desvantagens

Apesar de todos os benefícios, existem também algumas desvantagens na automação e uma delas é o valor. O investimento inicial é alto para que sua casa tenha os serviços de controle integrados e depende dos serviços que deseja controlar. Além disso, o retorno desse investimento pode vir em longo prazo, ou até mesmo nunca chegar.